Após novas mortes, governo do AM transfere 20 presos para interior do Estado

Polícia
Typography

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Sete detentos foram levados a hospitais, mas motivo dos atendimentos não foi informado.
Sete detentos foram levados a hospitais, mas motivo dos atendimentos não foi informado.

O governo do Amazonas transferiu 20 presos da Cadeia Pública Vidal Pessoa, no centro de Manaus (AM), para a prisão de Itacoatiara, localizada a cerca de 175 km da capital amazonense.

De acordo com a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), esses presos são ameaçados de morte.

A transferência ocorre um dia depois de um novo motim na cadeia, que deixou quatro mortos — três deles tiveram as cabeças cortadas.

Em nota, o Comitê de Gerenciamento de Crise informou também que, no último domingo (8), dez presos precisaram de atendimento médico básico, mas não informaram o motivo.

Desse total, sete foram levados para atendimentos em hospitais, sendo levados de volta para a cadeia em seguida.

Neste domingo, o governo do Amazonas pediu ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para enfrentar a crise no sistema penitenciário. A solicitação de reforço de pessoal e equipamentos foi feita por meio de ofício do governador José Melo ao ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o Ministério da Justiça e Cidadania informou, o ministro já autorizou ajuda federal para a área de segurança aos estados do Amazonas, de Rondônia e Mato Grosso.

O efetivo da Força Nacional vai auxiliar as forças policiais locais a controlar a situação nos estabelecimentos penitenciários de Manaus (AM). Desde o dia 1º de janeiro, pelo menos 64 presos foram mortos em três unidades: Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), Ipat (Instituto Penal Antônio Penal) e na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde quatro detentos foram mortos na madrugada deste domingo.

 

 

Leia a nota na íntegra sobre a transferência dos presos:

"NOTA – SITUAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS AMAZONAS

1- Na noite do último domingo (8), 10 internos receberam atendimentos médicos básicos na unidade da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP). Desse número, 7 ainda foram encaminhados para atendimentos em unidades de saúde da capital e retornaram em seguida para a Cadeia Pública.

2- Durante a manhã desta segunda-feira (9), a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou a transferência de 20 internos da Cadeia Pública para uma unidade prisional do interior.

3- As demais unidades prisionais do sistema não apresentaram nenhuma alteração entre a noite de domingo (08) até a manhã desta segunda-feira (9)."


Fonte: R7

e-max.it: your social media marketing partner
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS
banner rondoniaqui