Concurso Polícia Civil PC AP 2017: Edital nesta sexta-feira, 14 de julho! FCC organizadora!

Cresce a expectativa de abertura do concurso da Polícia Civil do Amapá(Concurso PC AP 2017). O edital será divulgado até a próxima semana, ou seja, até 14 de julho, conforme confirmou o governador do estado, Waldez Góes, no último dia 03 de julho.

O concurso PC/AP 2017 também já conta com organizador definido, a Fundação Carlos Chagas (FCC). A confirmação veio através de publicação no Diário Oficial do Estado.

As tratativas finais foram discutidas na última sexta-feira (30), durante o encontro de Waldez com a cúpula da segurança pública e com representantes da Secretaria de Administração do Estado (Sead). A data de inscrições, taxas, conteúdo e datas das provas, serão divulgados somente no dia de divulgação do edital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Concurso PC AP 2017

Em março deste ano, o chefe do executivo havia anunciado que a oferta seria para os cargos de agente, delegado e escrivão. Já no mês de dezembro do ano passado, foi divulgado no Diário Oficial do Estado uma comissão que trabalha nos detalhes do certame. A comissão é composta por servidores do Departamento de RH, SEAD, Sejusp, PGE, e Divisão de Desenvolvimento Pessoal. A comissão ainda terá que escolher a organizadora do certame, para definir os cronogramas referente à inscrição, provas, cronograma, entre outros detalhes ferente ao concurso da Polícia Civil do Amapá 2017.

Sem realizar concurso há sete anos, o concurso é de grande necessidade e a expectativa é que seja divulgado no prazo estabelecido, já que a corporação enfrenta um processo de esvaziamento com aposentadorias e migração de agentes e delegados para outras carreiras mais atraentes. A expectativa é que o concurso ofereça 240 vagas, mas as aposentadorias previstas podem fazer esse número aumentar.

Carência

De acordo com a delegada geral da Polícia do Estado, o certame ainda poderá ter oportunidades em cadastro reserva. Para todas essas funções teremos também cadastro reserva, isso quer dizer que o número de vagas será o dobro, principalmente por causa das aposentadorias que ocorrerão nos próximos dois anos”, disse.

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Ericláudio Alencar, destacou a carência na carreira de delegado. “Nós temos uma deficiência hoje de 100 delegados para suprir com eficiência o que a gente precisa, mas tudo depende de orçamento. No mínimo serão contratados mais 30 delegados”, adiantou.

A expectativa é que o edital de concurso ofereça 240 vagas com oportunidades para Delegado (30 vagas), Oficiais de Polícia – Antigo Escrivão Polícia (90 vagas) e Agente de Polícia (120 vagas). No entanto, as aposentadorias previstas na corporação podem fazer com que o número de vagas dobre, podendo chegar até 500 oportunidades. É de costume da  corporação reservar 5% (cinco por cento) das vagas do concurso aos aos candidatos portadores de deficiência.

Sobre os cargos oferecidos

A expectativa é que o concurso da Polícia Civil do Amapá ofereça vagas para os cargos de Delegado, Escrivão e Agente. Os requisitos gerais para ingresso no cargo, conforme o último edital, são os seguintes:

a) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;

b) Não ocupar cargo ou emprego público nem receber proventos de aposentadoria de cargo, emprego ou função pública que caracterizem acumulação ilícita;

c) Apresentar fotocópia autenticada da última declaração de bens ou efetuar declaração nos moldes previstos no Decreto Estadual;

d) Apresentar outros documentos que se fizerem necessários por ocasião da convocação para posse;

e) Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

f) Estar quite com as obrigações militares, se o candidato for do sexo masculino;

g) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse; e

h) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

Lembrando que para concorrer as vagas, o candidato deverá nível superior completo, fornecido por instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, além da Carteira Nacional de Habilitação no mínimo categoria “B”.

Atribuições

 

É missão do Agente Policial, proceder a estudos e apresentar sugestões sobre técnicas investigatórias; participar da elaboração de atos normativos que envolvam matéria ligada às atividades investigativas do Órgão Policial; assessorar estudos para a execução de projetos de organização e reorganização na área investigatória; realizar todas as atividades investigatórias necessárias à apuração das infrações penais; realizar diligências para o esclarecimento de infrações penais, objetivando a apuração da autoria e da materialidade, emitindo relatórios circunstanciados dos atos realizados; executar as capturas determinadas pela Autoridade Judiciária; e isolar locais de ocorrência de infrações penais, a fim de reunir elementos de prova da autoria e materialidade do delito, entre outras tarefas.

Já o Oficial da Polícia terá tarefa de realizar trabalhos cartorários nos Órgãos Policiais, mantendo o cartório organizado; escriturar ou orientar a escrituração dos livros cartorários; ter sob sua guarda e responsabilidade os livros cartorários, procedimentos policiais e demais documentos, que por força do ofício requerer; Classificar em ordem os procedimentos policiais, mandados, cartas precatórias e demais atos policiais; Lavrar termos de abertura e encerramento dos livros cartorários; e Lavrar e expedir certidões, entre outras funções.

Edital, Inscrição e Provas do Concurso PC AP 2017

O edital de concurso será divulgado até março, conforme previsão dos servidores que trabalham para divulgar a abertura do certame. Após isso, os candidatos poderão tomar ciência de como efetivar a inscrição no concurso PC AP,  bem como estudar para as avaliações, conforme o conteúdo estipulado no documento. Porém, os candidatos já podem iniciar os estudos de acordo com o último programa, visto que as alterações são minímas, no que se refere ao conteúdo. Veja:

a) Língua Portuguesa: 1. As terras do Cabo Norte no período colonial; 2. O Amapá no contexto do Projeto Colonial Português; 3. Limites e demarcações da fronteira do Amapá; 4. A presença militar no Amapá: do período colonial até os dias de hoje; 5. Os grandes projetos na Amazônia e a exploração mineral no Amapá; 6. Organização do Território Federal e do Estado do Amapá; 7. Temas atuais – Terras Indígenas e Remanescentes de Comunidades de Quilombos; 8. A questão ambiental no Amapá.

b) Geografia do Amapá:  Geografia do espaço amapaense: as novas formas de produção e circulação do espaço amapaense; 2. Os projetos econômicos e suas implicações sociais e ambientais no Amapá; 3. A territorialidade dos povos amazônidas na organização sócio espacial no Amapá; 4. O espaço amapaense no cenário regional e nacional (formação histórica, dinâmica populacional e a organização da cidade); 5. A questão das minorias sexuais e étnicas (negros, índios, homossexualismo).

c) Atualidades: Acontecimentos, fatos, informações relacionados ao Estado do Amapá, ao Brasil e ao Mundo.

d) Conhecimentos de Informática: 1. Conceito de Internet e Intranet. 2. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros. 2.1. Windows 98, Word 97, Word 2000, Excel 97 e Excel 2000. Windows XP. 3. Principais navegadores para Internet. 4. Correio eletrônico. 5. Procedimento para a realização de cópia de segurança. 6. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

Além das disciplinas básicas, os candidatos foram avaliados por questões de Noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo.

O último Concurso

O último concurso aconteceu em 2006, quando contou com 120 vagas para Agente e Oficial de Polícia. Desse quantitativo, 06 (seis) vagas foram reservadas aos portadores de necessidades especiais. A taxa de inscrição custou R$75,00, sendo a responsável pelo certame a Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Os inscritos no concurso foram avaliados por provas provas e discursivas. O aprovado nesta primeira fase foram submetidos ainda a  prova prática de digitação apenas para o cargo de oficial de polícia e a terceira fase foram exames de higidez e aptidão física, exame psicológico e a investigação social. Os candidatos aptos em todas as etapas passaram ainda por curso de formação.

 

Fonte:Notícias concursos